• Luis Oliveira

A participação da Communitaria no PIPE Empreendedor

Atualizado: Set 9



Escrevemos esse artigo para contar sobre como foi a experiência da Communitaria em conjunto com a CTGI, ao participar do Programa PIPE Empreendedor, do qual é oferecido pela FAPESP para as empresas que integram a fase 1 do PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), em análise da viabilidade da pesquisa para inovação.

Como chegamos até aqui...

Antes de falar sobre esse momento específico, precisamos dizer como chegamos até ele: dirigida pela Adriana, a Communitaria atua há mais de 20 anos na área de Investimento Social. Durante essa trajetória foram percebidos incômodos relacionados as práticas adotadas por parte do mercado e problemas comuns em várias organizações, como por exemplo: metaprodução de dados, metodologias reinventadas, processos de pessoas e não processo de instituições. Todas essas questões foram transformadas primeiramente em hipóteses e a partir de 2015, em busca por soluções.

Depois de algum tempo em meio a estudos, análises e validações de hipóteses, em 2018 realizamos um ciclo de rodas de conversas com profissionais da área, com o objetivo de compreender os desafios mais comuns da gestão de projetos sociais, e na sequência realizamos uma sondagem livre, por meio de um questionário on-line com o mesmo tema, do qual atingimos 396 respondentes. Você pode conferir os resultados aqui.

Com esse histórico, a solução que vem sendo desenvolvida é a sistematização facilitada de processos, focada em monitoramento e avaliação de projetos sociais, que é o tema do projeto de pesquisa que foi aprovado no PIPE Fase 1, em novembro de 2019. O PIPE, é um programa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É divido em três fases e tem como entre outros objetivos: incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social e apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica.


O desafio do PIPE Empreendedor...

Ao integrar o PIPE Fase 1, tivemos a oportunidade de sermos selecionados para participar do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, o PIPE Empreendedor. Lançado pela FAPESP, em parceria com a George Washington University, o programa segue a linha I-Corps, criado pela National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos em parceria com o professor Steve Blank e tem como objetivo de conferir mais robustez e sustentabilidade comercial às propostas aprovadas no âmbito do PIPE.


O treinamento aconteceu entre março e maio de 2020, e o primeiro desafio foi a crise mundial em meio a pandemia do coronavírus e a consequente necessidade de isolamento social. Isso fez com que todos replanejassem suas atividades presenciais. Ao passo que o curso gira em torno da expressão “get out of the building” ou “saia do prédio” em livre tradução.


Todas as respostas que buscamos estavam fora do escritório e desde o início nós aprendemos que clientes são sempre pessoas, e que basicamente cada um tem a sua perspectiva sobre as necessidades e os desafios que a proposta visa solucionar. Para essa edição do treinamento, editamos a expressão para: “get out of the building digitally” ou seja, todos os contatos foram realizados por vídeo conferência ou ligações.


Durante o processo entrevistamos ao todo 96 profissionais de diferentes níveis, sendo que 91 foram entrevistados até o dia do evento de encerramento do PIPE Empreendedor. Todos eles atuam com impacto social, em diversas frentes e em diferentes regiões do país. Por meio das entrevistas podemos compreender como a nossa proposta estava alinhada as suas necessidades, além de acessar as percepções deles no que diz respeito ao monitoramento e avaliação de projetos sociais, analisando os seus principais desafios.


Em paralelo as entrevistas, realizamos uma nova sondagem por meio de questionário on-line, atingindo 350 respondentes, a fim de identificar os desafios do monitoramento e avaliação de projetos, bem como as ferramentas utilizadas para geri-los. Os resultados detalhados tanto do clico de entrevistas quanto da sondagem on-line você pode conferir aqui.


Desenvolvendo o modelo de negócio...

Mas não paramos por ai! No PIPE Empreendedor aprendemos a desenvolver uma proposta de valor, utilizando Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Canvas) de modo que atenda as reais demandas do mercado. Aprimorando nossa competência comercial, ao entender sobre cada tipo de cliente e como ele exerce influência na decisão de compra em sua organização.


Também podemos entender com maior profundidade cada quadrante do Canvas do Modelo de Negócio (Business Model Canvas), analisando com atenção questões operacionais e financeiras, que envolvem relacionamento com clientes, recursos chave, estrutura de custos, fontes de receitas, canais, parceiros etc. Com o objetivo de definir um modelo de negócio sustentável e escalável, considerando as diversas perspectivas de sucesso comercial, levando em conta o os melhores resultados sociais, ambientais e financeiros.


Aprendizados e os próximos passos...

Foi um processo intenso de aprender novos conceitos, analisar as perspectivas dos entrevistados, validar hipóteses, bem como identificar pontos de atenção, incluindo discussões com a equipe, mentores e professores sobre todos os insights coletados. Além da constante revisitação e atualização dos nossos Canvas.


Por fim conseguir desenvolver tais habilidades em um período tão curto, só foi possível graças aos professores e mentores que possuem uma vasta experiência e dominam a metodologia Lean Startup e Customer Development, que é a base do programa I-Corps, do qual o PIPE Empreendedor segue a mesma lógica. Os encontros semanais com a participação das outras equipes também foram muito produtivos. Possibilitaram o compartilhamento de experiências e a disseminação de conhecimento.


Para um futuro próximo nós planejamos: concluir a proposta de sistematização de monitoramento e avaliação e a pilotagem aplicada da sistematização em projetos sociais.


Confira abaixo a apresentação da Communitaria no evento de encerramento do 14º Treinamento PIPE em Empreendedorismo de Alta Tecnologia:


Confira abaixo a transmissão do evento na integra realizada em 12/05/2020.

Você sabia? Agora a Communitaria também está no YouTube! Inscreva-se em nosso canal clicando aqui e fique por dentro das novidades.


Para saber mais:

Clique aqui para descobrir mais sobre a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


Clique aqui para descobrir mais sobre o Programa PIPE – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas.


Clique aqui para descobrir mais sobre o PIPE Empreendedor - Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia.


Veja mais:


Gestor de projetos: um eterno estudante


Uma reflexão sobre a avaliação de um projeto social


32 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

Communitaria Consultoria e Treinamentos Ltda - ME - Todos os direitos reservados