top of page
  • Foto do escritorCommunitaria

Uma reflexão sobre a avaliação de um projeto social

Atualizado: 20 de dez. de 2020




Um projeto social nasce sempre em função de uma causa social e com o propósito de resolver alguma questão específica. Ou seja, é a indicação de um caminho em que propomos contribuições para a melhoria de questões que nos incomodam.


Se há uma questão que nos causa inquietação e conseguimos visualizar uma maneira de melhorá-la é porque já enxergamos o futuro da situação após nossa participação. O projeto é o que liga o onde estamos ao aonde queremos chegar e aponta o caminho que sugerimos percorrer.


Sabendo onde estamos e como queremos chegar ao cenário proposto, devemos, desde o primeiro passo, avaliar as mudanças que estamos promovendo. Desde o nascimento da ideia precisamos questionar: se eu mudo este cenário como testo isto, como analiso aquilo?


A avaliação ideal de um projeto nasce junto com ele. É no momento em que estamos estudando como resolver tal problema social que vislumbramos pela primeira vez o cenário final melhorado como gostaríamos.


Uma avaliação constante, além daquela feita após o final do projeto, não somente é possível como é também recomendável e pode contribuir de forma positiva com uma possível necessidade de correção de percurso.


Se a avaliação de um projeto contar com a análise do cenário inicial, com instrumentos de monitoramento adequados e avaliações parciais,  sem dúvida ela será mais rica e precisa e permitirá de fato identificar as transformações ocorridas com maior propriedade.


Leia também:




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
info_alta.jpg
info_alta.jpg
logo+simbolo-branco.png
bottom of page