Communitaria

6 de set de 20172 min

Como planejar um bom diagnóstico

Atualizado: 20 de dez de 2020

O diagnóstico é uma ferramenta fundamental tanto para se conhecer uma comunidade, como para se preparar a implantação de um projeto.

Dos dicionários, tiramos que diagnosticar é buscar, investigar ou examinar em busca das razões ou causas para sintomas, problemas ou cenários apontados. Ou seja, para nós, realizar um diagnóstico é estudar uma realidade de uma localidade ou de um tema, a fim de propor uma ação de transformação.

Para fazer um bom trabalho nesse sentido, é preciso partir de algumas perguntas, essenciais ao processo de investigação:

Quais são as informações necessárias para conhecer o tema ou a localidade? Qual o propósito de levantar esses dados? De quem essas informações são necessárias?

Para elaborar um documento que tenha por finalidade atender a implantação de projetos, é preciso compreender quais as respostas que devem dadas pela localidade ou público relacionado. Ou seja, é importante investigar:

Qual a real necessidade desse projeto na localidade?
 

Para o público alvo:


 
Em relação à visão de futuro do município, há projetos semelhantes que possam ser concorrentes ou complementares? Há histórico de projetos semelhantes? Quais são os grupos de interesse?

Não somente essas informações extraídas do público são importantes. O estudar o tema é de grande valia e proporciona um documento muito rico e útil quando incorpora: dados oficiais; noticias recentes de jornais, blogs, revistas...; e estudos e pesquisas relacionados ao seu propósito de investigação.

Priorizar essa etapa de análises fortalecerá sua ideia, seu projeto e sua equipe. Trará ganhos ainda na análise dos riscos que os passos seguintes trarão e a compreensão da cultura com a qual estará lidando.

O diagnóstico bem feito é sempre um bom ponto de partida.

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